domingo, 12 de outubro de 2008

Um pouco sobre Ginástica de Academia

A Ginástica aeróbica (conhecida no Brasil como Ginástica de Academia), em sentido amplo, é uma combinação de ginástica clássica com dança. É um treinamento dinâmico com movimentos rítmicos flanqueado com música motivadora. Elementos principais da ginástica aeróbica são coordenação motora e fitness.
Em sentido estrito, chamamos de Ginástica aeróbica as atividades físicas caracterizadas por movimentos rítmicos e intensos com elevado gasto calórico e de impacto sobre as juntas, movimentos estes causadores de esforço físico que pode ser suprido pela oxigenação normal da respiração, quase sempre acompanhados de música, e que produzem um aumento metabólico e uso de substratosbenéfico ao organismo.
Ginástica aeróbica pode ser qualquer atividade física caracterizada pela prática de exercícios isotônicos, ou seja, esforços musculares em que existe a manutenção da tonicidade muscular, com modificação do comprimento e volume muscular na medida do tempo . Geralmente são exercícios em que não há uma exaustão por acúmulo excessivo de ácido láctico, onde o consumo de oxigênio pelo músculo é proporcional, e que por conseguinte o ganho anabólico é menor quando comparamos com os exercícios anaeróbios.
Na década de 90, a ginástica aeróbica foi uma "febre da moda" nas academias, já que favorece a redução de percentual de gordura e produzem corpos "sarados".

Características dos exercícios aeróbicos em sentido amplo:
Os exercícios aeróbicos usam grandes grupos musculares ritmicamente e continuamente, e elevam os batimentos cardíacos e a respiração durante algum tempo. Pense no exercício aeróbico como sendo longo em duração e baixo em intensidade. Dentre algumas das atividades aeróbicas mais comuns estão: andar, correr, pedalar e remar. Aeróbica significa com ar ou oxigênio. Você deve ser capaz de conversar um pouco durante o exercício aeróbico se sentir vontade. Se você está tendo grandes dificuldades de falar enquanto estiver fazendo a atividade, tendo que puxar e expirar o ar com esforço, você provavelmente está fazendo uma atividade anaeróbica.
Além dos benefícios para a queima de gordura, os exercícios aeróbicos são muito benéficos também para melhorar a saúde de modo geral.

Características da Ginástica aeróbica:
É uma ginástica composta por exercícios que estimulam a melhora do desempenho cardiovascular através do incremento do uso do oxigênio pelo corpo do indivíduo e permitindo que o coração trabalhe de forma mais compassada. Como tem um ritmo constante e de longo período, que caracteriza atividades aeróbicas, é considerado um exercício aeróbio.

8 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

E o nome do autor?

Unknown disse...

nome do autor?

Unknown disse...

Que nome

Unknown disse...

Irineu vc nao sabe nem eu

Unknown disse...

O nome do autor

geore disse...

vai tomar de quem não eu para a minha com um cara vai ter aula segunda agora a minha mãe chega em cara muda de de lá para o grupo meu pai nome

Unknown disse...

Queeee